(Foto: Pixabay)

11 apps para otimizar o trabalho do médico veterinário

Bruna Schlisting Machado
3 min readFeb 20, 2022

--

Nos últimos anos, o exercício da medicina veterinária passou a contar com a ajuda de aplicativos. Atualmente, é possível encontrar diversas opções de ferramentas que otimizam e aperfeiçoam o atendimento a animais, assim como ajudam o profissional em estudos e na busca de novos conhecimentos.

Alguns aplicativos são desenvolvidos com a finalidade de melhorar a organização das demandas, agendamentos de consultas e resultados de exames. Outros apps oferecem funcionalidades como acesso a estudos de casos e artigos.

Em relação às consultas online, cabe ressaltar que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) não dá respaldo a aplicativos de atendimento virtual, eletrônico ou telefônico. Além disso, o artigo 8º do Código de Ética do Médico Veterinário veda ao profissional conceder qualquer receita sem o prévio exame clínico do paciente. Dessa forma, as avaliações presenciais seguem necessárias.

Otimizando a rotina veterinária

Há inúmeras opções para o aprimoramento de conhecimentos e a otimização da rotina de tarefas de estudantes, professores e, sobretudo, de médicos veterinários. Confira onze aplicativos que estão em alta no mercado:

1. Secad: o aplicativo foi criado para manter profissionais e estudantes atualizados. Oferece acesso aos assuntos mais atuais sobre saúde animal, servindo como uma ferramenta qualificada de educação continuada.

2. Vet Smart Cães e Gatos: fonte de informações farmacológicas, terapêuticas, de alimentação e medicamentos veterinários. O app disponibiliza um guia com mais de 3 mil produtos revisados constantemente, com indicações sobre a correta administração e as contraindicações de cada item. A ferramenta também dá acesso a informações sobre doenças.

3. Revista VetShare: antes nomeado Veterinay&Science, disponibiliza uma revista mensal com atualizações, artigos, reportagens, entrevistas, lançamentos e novidades do mundo pet. O conteúdo é direcionado tanto a médicos veterinários quantos a profissionais do setor de saúde e nutrição de pequenos animais — como indústrias de rações.

4. Vet Calculator: disponibiliza ao médico veterinário cálculos comumente utilizados na rotina profissional. A plataforma calcula fluídos, necessidades energéticas e de alimentação, peso ideal e batidas cardíacas dos animais, além de pontuar dores, fazer conversão de líquidos e temperatura, entre outras opções.

5. Vet-Anatomy: o objetivo é servir como um atlas de anatomia veterinária. Foi criado com a mesma estrutura do premiado e-Anatomy, direcionado à abordagem do corpo humano. A ferramenta inclui módulos interativos e detalhados de exames de radiologia utilizados como complementares no processo de diagnóstico dos quadros dos animais. As imagens são legendadas em dez idiomas, incluindo o latim.

6. Pet Booking: facilita a busca de clientes potenciais por hotéis, clínicas veterinárias, profissionais de medicina veterinária, petshops para banho e tosa, adestradores e passeadores. Também possibilita o agendamento de consultas.

7. Urubu Mobile: funciona como uma rede de conservação da biodiversidade brasileira, pois ajuda no mapeamento de locais de atropelamento de animais silvestres e domésticos em todo o Brasil. Tem funcionalidade educativa, podendo ser usado em aulas no ensino superior. Uma das ideias do Urubu é encaminhar os registros para a avaliação de especialistas e fornecer as informações coletadas e interpretadas para municípios, concessões de rodovias e governos.

8. WhatsApp Business: a versão Business foi desenvolvida para atender as necessidades de empresas e profissionais das mais diversas áreas. Disponibiliza funcionalidades como a criação de catálogos de produtos e serviços. Pode ser útil na rotina dos médicos veterinários por facilitar a comunicação com clientes a partir do envio de notificações e possibilitar o cadastro de mensagens automatizadas.

9. OneNote: é usado para organizar a produção no trabalho. O app pode servir tanto de modo individual como compartilhado por uma equipe. O objetivo é listar tarefas, colocar ideias na tela e organizar debates, entre outras funcionalidades.

10. Bulário Veterinário: o aplicativo contém mais de 3 mil bulas de medicamentos veterinários de uso em animais de todos os portes. O profissional pode buscar o nome de um fármaco e conhecer a sua classe terapêutica e seus princípios ativos. É acessível mesmo quando desconectado da internet.

11. MeuPet: com ele, o tutor consegue centralizar todas as informações do animal, incluindo carteira de vacinação, datas de vermífugos, resultados de exames e horários de administração medicamentosa. Assim, facilita o acesso ao histórico de saúde de pequenos animais pelo profissional durante as consultas.

--

--

Bruna Schlisting Machado

O avesso virando verso de uma libriana com ascendente em poesia; poesia musical brasileira; vozes; olhares; escorpião; & amor.